REANIMAÇÃO CARDIOPULMONAR: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ESTUDANTES
Resumo
INTRODUÇÃO: A Parada cardiorrespiratória (PCR) é a cessação da atividade Mecânica do coração determinada pela ausência de pulso central palpável, ausência de respiração ou respiração anormal e não responsabilidade do paciente, com grave repercussão sistema nervoso central (GRASSIA,2010).OBJETIVO: Relatar a experiência de estudante de um projeto de extensão interdisciplinar voltado ao contexto da urgência e emergência pré-hospitalar em uma ação de educação em saúde sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência sobre uma ação de educação em saúde sobre RCP para alunos de um curso preparatório para vestibular na cidade de Fortaleza Ceará. Ação durou cerca de 60 minutos e contou com a participação de 40 alunos. Em um primeiro momento foi realizado uma exposição oral sobre o conceito de RCP bem como as condições que levam a necessidade da intervenção, abordando as causas da parada cardiorrespiratória PCR. Após esse momento foi realizada uma prática de RCP com os manequins com feedback por meio de aplicativo, o que permite um acompanhamento em tempo real do desempenho dos alunos na prática de reanimação. Ação foi realizada em julho de 2019. RESULTADOS: Foi perceptível o envolvimento dos alunos durante toda a ação principalmente pela prática da RCP em manequim que dava feedback em tempo real sobre profundidade, velocidade e ritmo ou seja parâmetros que refletem a qualidade da intervenção. Além disso, durante esse momento os alunos questionaram sobre as ideias que circulam RCP, como a prática da ventilação boca a boca e possíveis fraturas de costela durante a reanimação.CONCLUSÃO:Por fim é imprescindível salientar que uma abordagem dinâmica sobre uma temática complexa como a RCP garante o envolvimento dos participantes na ação de educação e saúde.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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