RECURSOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O USO DE TECNOLOGIAS COMO SUPORTE À APRENDIZAGEM E AO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Autores

  • Gabryelle Chaves Ferreira
  • Maria Auricelia da Silva

Resumo

A área da Educação é, costumeiramente, sondada sobre suas estratégias pedagógicas para contemplar o avanço das tecnologias que estão, de fato, inseridas no cotidiano das novas gerações, que frequentam a Educação Infantil. Considerando que, atualmente, há uma discussão acerca do uso de tecnologias digitais para a primeira etapa da Educação Básica, este Projeto visa contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças da Educação Infantil mediante a utilização de recursos digitais. Os objetivos específicos são: mapear recursos digitais adequados à faixa etária de crianças de três a cinco anos de idade; selecionar recursos digitais adequados às necessidades e aos interesses de cada turma; acompanhar as crianças durante a utilização de recursos digitais; intensificar a produção de textos com suporte digital; publicar livros digitais com histórias e ilustrações produzidas pelas crianças. O Projeto foi desenvolvido na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC/UFC), com quatro turmas de crianças de três a seis anos. As atividades foram realizadas por meio de brincadeiras e jogos, com o uso de tecnologias fixas e móveis, desktops e tablets, respectivamente. Foram utilizados recursos digitais, como: OA Histórias Fantásticas para a produção de histórias; Tux Paint para a produção de desenhos e pequenos textos; Run Marco e jogos do site A Hora do Código para o desenvolvimento de pensamento computacional, dentre outros. Todas as atividades foram acompanhadas pela bolsista, que fez registros escritos e fotográficos. O acompanhamento dessas atividades permite concluir que as crianças têm grande familiaridade com as tecnologias digitais, além de se divertirem e aprenderem com a utilização de jogos, softwares e aplicativos. Desse modo, o uso de tecnologias digitais na Educação Infantil deve ser continuado, pois interfere positivamente no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão