RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE DO PROJETO NOVO VESTIBULAR
Resumo
O seguinte trabalho intenciona expor relatos de experiência acerca da prática docente da disciplina de Literatura e Outras Linguagens Artísticas no Projeto Novo Vestibular (PNV), apresentando, nesse processo, as atividades desenvolvidas e analisando os resultados obtidos. O Projeto Novo Vestibular (PNV), projeto de extensão vinculado ao Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), proporciona oportunidade de orientação para a prestação de vestibular para os alunos do projeto, egressos da rede pública de ensino, e a formação e aperfeiçoamento da prática docente para seus bolsistas. Para as aulas de Literatura e Outras Linguagens Artísticas realizadas durante o ano de 2019, como disciplina pertencente à área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, priorizamos como atividades principais a prática em sala de aula para o desenvolvimento da sensibilidade dos alunos ao lidarem com linguagens artísticas, a correção individual de redações e o desenvolvimento de oficinas de redação durante todo o semestre. Em consonância com a proposta pedagógica do projeto, utilizamos como embasamento teórico para a prática docente os estudos de Freire (1989; 2002) e Cosson (2016). Concluímos que as atividades aqui expostas obtiveram resultados importantes. Os alunos do cursinho foram orientados não somente para os estudos da disciplina de Literatura e Outras Linguagens Artísticas e para a realização de exames de admissão para universidades, como também para um melhor aproveitamento e postura em suas vidas acadêmicas e cidadãs. Os professores são capacitados para vivenciar uma experiência de docência que poderá preparar-lhes para uma vida profissional mais enriquecedora. Consideramos ser importante a permanência das bolsas do Programa de Extensão (PREX) voltadas para atividades que contemplem a formação e prática docente para que mais alunos possam refletir sobre o papel que estão a cumprir como futuros profissionais dentro e fora da Universidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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