RELATO DE EXPERIÊNCIA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Adna Lemos de Assis
  • Camila Almada Nunes
  • Francisca Geny Lustosa

Resumo

A presente comunicação se apresenta como um relato de experiência vivência no âmbito da pesquisa de doutorado de uma das autoras desse trabalho (Camila Almada Nunes), intitulado TECNOLOGIAS MÓVEIS E APLICATIVOS EDUCACIONAIS DE LEITURA E ESCRITA: IMPLICAÇÕES NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, no qual atuamos como colaboradora. A investigação foi realizada na Sala de Recursos Multifuncional da Faculdade de Educação/UFC, vinculado ao Projeto Pró-Inclusão, implementado ao longo de 2019.1. Tivemos como objetivo averiguar o desenvolvimento e aprendizagens de alunos com deficiência intelectual, de forma específica com Síndrome de Down, notando a evolução dos sujeitos em leitura e escrita por intermédio de aplicativos e software educativos. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, mobilizando intervenções pedagógicas com 4 sujeitos (3 crianças e 1 adolescente), por meio de sessões individuais e coletivas, filmadas e analisadas, com uso de aplicativos móveis. Os atendimentos foram experiências válidas e de extrema importância para a vida acadêmica e para nosso processo de formação visto que tivemos a oportunidade de aprender na prática assuntos relacionados às disciplinas estudadas em sala e assimilar conteúdos ainda não vistos. A utilização dos aplicativos se apresentou satisfatório e interativo para as crianças no desenvolvimento da leitura e de seu letramento uma vez que os aparelhos tecnológicos estão mais próximos dos sujeitos e motivam sobremaneira sua concentração, atenção, memória, atenção e interesse na aprendizagem. Foi notórios ampliação da interação, autonomia e da linguagem oral dos sujeitos com DI envolvidos no estudo. As avaliações (pós-testes) evidenciam que no decorrer das intervenções o avanço das crianças para a nossa construção como pesquisadora-iniciante. Por fim, salientamos a colaboração para pesquisas na área da cognição e aprendizagem de estudantes com DI.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão