RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA COLETA DE DADOS DE UM PROJETO MULTICÊNTRICO COMO ATIVIDADE DE UMA LIGA ACADÊMICA DA FISIOTERAPIA

Autores

  • Natalia Gomes Melo
  • Ana Caroline Lima de Paulo
  • Stephany Costa Franco
  • Daniela Gardano Bucharles Mont’Alverne
  • Rafael Barreto de Mesquita

Resumo

Introdução: Atividades extracurriculares são de extrema relevância para a formação do discente, pois agregam conhecimento e possibilitam o desenvolvimento de habilidades extras, enriquecendo o currículo profissional, além de possibilitar a vivência de experiências adicionais que podem facilitar a tomada de decisão dos alunos acerca das atividades que exercerão maior impacto para o alcance dos seus objetivos profissionais. Objetivo: Relatar a experiência vivida durante a coleta de dados para um projeto multicêntrico, que objetivou estabelecer valores de referência para testes funcionais, em uma atividade de uma liga acadêmica da Fisioterapia. Métodos: O projeto multicêntrico ocorreu em quatro cidades brasileiras (Londrina-PR, Campo Grande-MS, São Paulo-SP e Fortaleza-CE). Em Fortaleza, a coleta se deu entre janeiro e agosto de 2019 no Laboratório de Fisioterapia Cardiorrespiratória da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram avaliados 72 participantes aparentemente saudáveis com a idade entre 20 e 80 anos, de ambos os sexos, em apenas um encontro que durava cerca de duas horas. Avaliaram-se dados sociodemográficos e clínicos, além de testes de capacidade física e questionários sobre nível de atividade física, qualidade de vida e saúde mental. Resultados: Durante a coleta de dados, foram encontradas dificuldades no recrutamento de participantes, para conciliar graduação e extensão, além do próprio processo de avaliação dos participantes, por ser extenso e cansativo. Não houve dificuldade no relacionamento com o centro coordenador ou com os outros centros. Porém, muitas habilidades foram desenvolvidas, como o trabalho em equipe, aprimoramento do contato com o paciente, além de novos conhecimentos sobre sistematização e tabulação na coleta dos dados. Conclusão: A participação na coleta de dados de um projeto multicêntrico proporcionou uma experiência desafiadora e que pode complementar os conhecimentos e vivências encontrados durante a graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão