RELATO DE EXPERIÊNCIA: A RELEVÂNCIA DO TRABALHO COLABORATIVO DOS BOLSISTAS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE EUSÉBIO - CE.

Autores

  • Deyviane Maia Silva
  • Naiara Pinto Mesquita
  • Esterlandia Souza Castro
  • Samara Maia Andrade
  • Maria Eleni Henrique da Silva

Resumo

Este relato de experiência trata das atividades colaborativas desenvolvidas pelos bolsistas do Projeto Saberes em Ação junto a formação continuada em Educação Física e Esporte no município de Eusébio-CE, o projeto tem como um de seus objetivos ampliar as relações dos estudantes de licenciatura em educação física com o campo de intervenção profissional da escola e busca alcançá-lo por meio da organização de grupos de estudos e ainda, a partir do compartilhamento de experiências, bem como o estímulo à produção coletiva de conhecimentos por meio da organização de artigos, textos, relatos de experiência e etc. Levando em conta a relevância do trabalho colaborativo é de suma importância ações, artigos, relatos de experiência que venham contribuir para a reflexão sobre esse tema. Sendo assim é necessário que a reflexão aconteça para que possamos aprimorar nossas ações como bolsistas, bem como o desenvolvimento dos módulos da formação continuada, e ainda, a participação e aprendizagem dos professores envolvidos na formação. O objetivo do trabalho foi apresentar a reflexão sobre as práticas colaborativas a partir da leitura e análise dos relatórios dos bolsistas do projeto. Com uma abordagem qualitativa foram recolhidos os relatórios referentes aos módulos redigidos pelos bolsistas do projeto e em seguida foi feita uma categorização das principais inferências de 1 bolsista de extensão e 1 bolsista do programa de iniciação científica. Com a interpretação dos relatórios percebemos que mesmo sendo de programas diferentes os bolsistas têm inferências em comum (envolvimento e evolução do grupo de professores, importância da experiência na formação continuada) e isso tem relação com as discussões realizadas antes e ao final de cada módulo nas reuniões. Com a leitura e análise dos relatórios foi possível concluir que a partir das práticas colaborativas eles almejam atingir objetivos em comum, conseguem negociar de forma saudável, fortalecendo o programa de formação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão