RELATO DE EXPERIÊNCIA: APRENDENDO SOBRE A FREQUÊNCIA CARDÍACA NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Autores

  • Renata Kelly da Silva Soares
  • Késsia da Rocha Nascimento
  • Angélica Viana Oliveira
  • Juacy da Fonseca Alves
  • Antônio Andrade Neto
  • Carlos Alberto da Silva

Resumo

Introdução: O esforço físico é um fator que eleva a frequência cardíaca (FC), é uma variável precisa ser levada em consideração com finalidade de controlar e modular a intensidade dos exercícios físicos. Na frequência cardíaca verificamos uma evolução de melhora cardiovascular já com três semanas de aulas de educação física. Assim, saber sua importância, saber controlar e verificar, a frequência cardíaca, se faz necessário para toda vida, considerando esta um conteúdo básico e primário na educação física escolar. Ensinar sobre a da frequência cardíaca permite ampliar o conhecimento sobre o próprio corpo e sua relação com o exercício físico. Objetivos: relatar as percepções do resultado de uma aula sobre a função da frequência cardíaca com alunos do 8° ano do ensino fundamental. Metodologia: relato de experiência Resultados: Os alunos foram ensinados sobre as formas de aferir a própria frequência cardíaca e calcular sua frequência máxima, a partir daí começaram a identificar a intensidade do esforço que cada atividade da aula exigia: competição de jó-quéi-pô, pega-pega “picada de cobra” e um TABATA com exercícios de agachamento e prancha, alguns se identificaram sedentários ou descondicionados. Conclusão: Ensinar sobre frequência cardíaca permitiu aos alunos refletir sobre sua condição física e entender na prática as desvantagens de se ter um baixo condicionamento físico fazendo assim compreenderem a importância de se manter ativo para ter uma boa saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão