RELATO DE EXPERIÊNCIA: DIALOGANDO SOBRE CIDADANIA COM JOVENS DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA.
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, o qual tem por objetivo descrever uma oficina vivenciada por 37 alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola estadual de tempo integral, localizada em Fortaleza-Ceará. O momento foi facilitado por sete integrantes do Grupo de Estudos sobre Juventudes e Políticas Públicas(GEJUPP), onde a oficina teve como tema Cidadania e Participação Juvenil e se inspirou na metodologia do círculo de cultura de Paulo Freire, em que há uma proposta de construção coletiva do saber, desenvolvimento do senso crítico a partir das vivências em coletivo e o estabelecimento de uma relação horizontal entre educador-educando, desvencilhando-se dos padrões bancários de educação. Desse modo, o uso dessa metodologia proporcionou a implantação de uma dialética de transformação entre os que participaram do processo de facilitação e os que vivenciaram a oficina. Ademais, o momento foi dividido em três etapas: acolhimento, desenvolvimento e avaliação. No acolhimento, os facilitadores se apresentaram aos alunos e em seguida foi realizada uma dinâmica de apresentação junto aos estudantes com o objetivo de conhecê-los e proporcionar uma maior interação entre facilitadores e participantes. Já no desenvolvimento e problematização, os facilitadores pediram para que os estudantes apresentassem problemas públicos em equipes que foram formadas aleatoriamente na medida que os mesmo escolhiam frases e imagens espalhados pela sala. A apresentação se deu de maneira livre onde poderiam ultilizar poemas, músicas ou outras metodologias. Na avaliação foi pedido que cada aluno resumisse em uma palavra aquela manhã. Dentre as palavras que surgiram foram: esperança, acolhimento, união, amor. Os alunos também agradeceram ao grupo GEJUPP por aquele prazeroso momento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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