RELATO DE EXPERIÊNCIA: PALESTRA SOBRE OS MALEFÍCIOS DE ANABOLIZANTES E A FISIOLOGIA DA TESTOSTERONA PARA ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Davi Oliveira Aragao
  • Cíntia Maria Gomes Leite
  • Marina Mara Sousa de Oliveira
  • Manoel Ricardo Alves Martins

Resumo

Introdução:Nos dias 16 e 22 de outubro, a Liga de Endocrinologia e Metabologia (LIEM) realizou duas extensões no Colégio Militar de Fortaleza (CMF). Foram realizadas duas palestras para alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Médio, cada ano em um encontro diferente, sobre os malefícios dos anabolizantes e as ações metabólicas do hormônio testosterona no organismo. Objetivos: Conscientizar a população sobre as desvantagens do uso de anabolizantes para fins esportivos, explicar a fisiologia da testosterona visando o nível de exigência do vestibular e intensificar a integração entre Ensino Superior e Ensino Básico. Metodologia:Dois integrantes da LIEM ministraram uma apresentação com duração de aproximadamente 30 minutos, nos dois encontros. A palestra foi dividida em dois momentos: no primeiro, um dos integrantes explicou a fisiologia da testosterona (estrutura molecular, variações de produção ao longo dos anos, ações nos períodos fetal/neonatal e puberal/adulto, controle de secreção); no segundo, o outro integrante mostrou os problemas que os anabolizantes causam no organismo (calvície, acne, aterosclerose e atrofia testicular, por exemplo). Ainda na palestra, foi resolvida uma questão do ENEM 2014 (2ª aplicação) sobre anabolizantes para contextualizar com a realidade do pré-vestibulando. Finalmente, houve dez a quinze minutos finais destinados a sanar dúvidas dos estudantes. Parcerias:Supervisão Escolar do Colégio Militar de Fortaleza. Resultados:Os alunos do CMF mostraram grande interesse pela palestra, porque, apesar de sistema endócrino ser um assunto visto durante o Ensino Médio, a palestra trouxe esse tema contextualizado com um aspecto comum no cotidiano dos alunos, o ambiente de academia e o uso de anabolizantes por atletas. Conclusão:Ressalta-se que a extensão universitária, quando voltada para o público do Ensino Básico, consegue proporcionar um grande impacto neste, ao transmitir um nível mais elevado de conhecimento e inspirar os alunos a estudar mais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão