REPENSANDO O CORPO QUE SOU: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DE PSICOEDUCAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar a vivência em psicoeducação dos extensionistas do projeto CORPORE nas escolas, que integra as ações do Laboratório de Estudos em Psicoterapia, Fenomenologia e Sociedade (LAPFES), vinculado ao Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Sensível aos índices de desenvolvimento dos Transtornos Alimentares na adolescência, o CORPORE se insere no contexto escolar trazendo palestras, vídeos e oficinas que tematizam as questões do corpo na cultura contemporânea e possíveis enunciações de sofrimento psíquico advindas dessa relação. Discutindo do padrão de beleza à autoestima, passando pela sexualidade, o projeto objetiva a promoção de saúde e prevenção aos Transtornos Alimentares, atuando com estudantes do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza. Para isso, aposta na criação de um espaço de troca de experiências entre estudantes, em que eles possam se expressar e pensar sobre o que atravessa a forma como experienciamos nosso próprio corpo hoje. A partir dessas reflexões possibilita, também, a elaboração de outros discursos (para além daqueles hegemônicos) sobre esse corpo e as experiências nele vivenciadas. O projeto colabora tanto com a formação profissional dos extensionistas como para a aproximação entre universidade e comunidade, levando, para a escola, discussões acadêmicas em formato de vídeos, dinâmicas participativas e colagens.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Extensão
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