REPRESENTAÇÃO DIDÁTICA PARA PROJETOS DE HIS - ESTUDO DE CASO 1

Autores

  • Beatriz dos Santos Sousa
  • Luana Rodrigues da Silva
  • Lina Garcia de Figueiredo
  • Alexandre Araujo Bertini

Resumo

O Escritório de Tecnologia Social (ETecS) trabalha com demandas sociais no âmbito da qualidade da habitação, oferecendo serviços (projetos de reforma, construção, etc) endereçados ao público socioeconômico tradicionalmente excluído da clientela de engenheiros e arquitetos. A autoconstrução é um fato na realidade brasileira. Construindo sem projetos, arquitetos ou engenheiros, esse público não domina os códigos utilizados na representação convencional de um projeto, linguagem restrita a profissionais especializados. Enquanto agente promotor da qualidade habitacional, o ETecS oferece somente projetos, não sendo possível o acompanhamento do processo construtivo. E sabemos que, tanto quanto um bom projeto, é necessária também uma boa execução. Sendo o principal objetivo do projeto comunicar uma resolução técnica para sua correta execução, fazer-se entender de maneira eficaz é condição mínima para que este projeto tenha efeitos reais sobre o que será executado.Na busca por atender melhor nosso público-alvo optamos por experimentar uma nova abordagem na representação (e processo) de projetos. Proposta pelo arquiteto Rodolfo Livingston, em sua obra “Cirugia de casas”, o método que inspirou essa experiência coloca como primordial a participação (por parte do demandante) e a escuta (por parte do arquiteto). Para este trabalho, apresentamos o estudo de caso de uma solicitante do ETecS, em que tais premissas foram aplicadas. Ressaltando-se que nos detemos nos aspectos representativos presentes na última etapa do Metodo de Livingston : a apresentação da proposta final, denominada Manual de Instruções. Neste manual serão sintetizados todas as decisões tomadas durante o processo de projeto, podendo utilizar-se de material escrito, desenhado e gravado. O objetivo é repassar o máximo de informações utilizando ferramentas simples, que possam ser posteriormente repassadas ao mestre da obra pelo próprio solicitante.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão