SAÚDE DO ADOLESCENTE: IMPACTO DO DIÁRIO DE CAMPO COMO FONTE DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Ana Kelle Borges de Avila
  • Mariana Milfont Rangel Lima
  • Richardson Lopes Bezerra
  • Patrick de Sousa Gomes
  • Ernesto Sousa Barroso
  • Patricia Neyva da Costa Pinheiro

Resumo

Introdução: Ações de extensão voltadas para adolescente exigem conhecimento e constantes atualizações. Além da teoria, é necessário usar de artifícios criativos e inovação para conquistar a atenção e confiança do público, desenvolvendo dinâmicas, jogos e outras atividades. A composição de um diário de campo como fonte de pesquisa para ações de extensão, visa auxiliar o público extensionista e prepara-los para as experiências ao qual poderão ser expostos, a fim de tornar a ação de extensão um aprendizado continuo e mútuo. Objetivo: Relatar experiência sobre a confecção de um diário de campo acerca das atividades de extensão desenvolvidas em 2019. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, realizado a partir das informações coletadas de março a novembro de 2019. Foram realizadas ações de extensão em seis escolas públicas sorteadas de modo aleatório, cada uma correspondendo a diferentes regiões de Fortaleza, em cada escola foram desenvolvidas três ações baseadas nas temáticas: Prevenção ao uso de álcool e drogas; Aids e Violência. As ações exigiram desenvolvimento de diversas atividades com intuito principal de fornecer conhecimento mútuo de modo lúdico. Resultados: As atividades realizadas apresentaram resultados que variavam de acordo com o perfil das turmas e escolas. As temáticas fortes também influenciaram nas discussões e reações dos alunos; diferentes realidades, perspectivas e depoimentos foram vivenciados e coletados, tornando o diário de campo um legado de estudo para as próximas gerações de extensionistas e demais interessados. Conclusão: Vivenciar atividades com adolescentes é uma atividade que agrega pessoal e profissionalmente, mas exige preparo emocional e teórico. Conhecer vivências de outros extensionistas e ter acesso a ideias de jogos, dinâmicas e ações, possibilitam um preparo que empodera o estudante para não apenas efetuar uma atividade, mas desenvolver empatia com os envolvidos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão