SUPORTE BÁSICO DE VIDA PEDIÁTRICO NA GRADUAÇÃO DE MEDICINA – CONHECIMENTOS PRÉ E PÓS-ATIVIDADE DE EXTENSÃO

Autores

  • Matheus Cardoso Aragao
  • Lucas Arruda Queiroz
  • Marcelo Kervin Reis Frota
  • Rafael Dantas Sarubbi
  • Milena da Silveira Cavalcante
  • Heraldo Guedis Lobo Filho

Resumo

Introdução: O Suporte Básico de Vida (SBV) é uma sequência de procedimentos e técnicas cujo fim é dar suporte de vida às vítimas, sejam elas lactentes, crianças ou adultos. Para qualquer profissional da saúde, é fundamental saber reconhecer potenciais ameaças à vida de seus pacientes e intervir de forma rápida e adequada, minimizando a morbimortalidade nessas faixas etárias. Porém, apesar de sua extrema relevância para a promoção da saúde, esse tema muitas vezes é negligenciado na carga horária do curso de Medicina. O Módulo de Pediatria, por exemplo, no Sexto Semestre, não possui uma aula teórico-prática com o tema de Suporte Básico de Vida Pediátrico. Objetivos: Avaliar o conhecimento prévio de estudantes de Medicina que concluíram o módulo de Pediatria acerca do tema “Suporte Básico de Vida Pediátrico” e verificar o grau de aprendizado após a realização de uma extensão teórico-prática sobre esse assunto. Métodos: Aplicação de um questionário pré-teste e pós-teste de 10 questões objetivas acerca do tema “Suporte Básico de Vida Pediátrico” entre 32 alunos concludentes do módulo de Pediatria do curso de Medicina, verificando o grau de aprendizado adquirido após a extensão. Resultados: Foram obtidas 32 notas dos Pré-Testes e dos Pós-Testes. No Pré-Teste, 28,125% dos alunos (9) tiraram uma nota entre 0 e 4; 50% dos alunos (16) tiraram uma nota entre 5 e 7; 21,875% dos alunos (7) tiraram uma nota entre 8 e 10. A média do pré-teste foi 5,78. No Pós-Teste, 6,25% dos alunos (2) tiraram uma nota entre 0 e 4; 21,875% dos alunos (7) tiraram uma nota entre 5 e 7; 71,875% dos alunos (23) tiraram uma nota entre 8 e 10. A média do pós-teste foi 8,18. Conclusão: Os resultados obtidos com o estudo corroboraram com a hipótese inicial do déficit de conhecimento acerca do SBV Pediátrico, visto que o índice de erros no pré-teste foi alto. Além disso, o grau de aprendizado com a extensão teórico-prática foi satisfatório, haja vista a melhoria obtida no índice de acertos do pós-teste.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão