TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: A INCLUSÃO DE CEGOS E PESSOAS DE BAIXA VISÃO NO MUNDO DA QUÍMICA.

Autores

  • Maria Isadora de Oliveira Magalhaes
  • Ana Clara Monteiro da Silva
  • Ivaniely Sampaio do Nascimento
  • Sâmulo Mendonça de Oliveira
  • Jessica Miranda Abreu

Resumo

A Seara da Ciência constitui-se de um museu científico e interativo voltado para a comunidade local e é o órgão de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará. Abrangendo as seguintes áreas do conhecimento: biologia, física, química, matemática, eletrônica e astronomia, a Seara dispõe de um salão com diversos experimentos interativos, além de Cursos Básicos ofertados para alunos, em especial, do Ensino Médio da Escola Pública. O espaço é aberto à visitação gratuita para todos os públicos, a qual é dividida em três etapas, sendo uma delas sendo a exposição dos experimentos interativos e autoexplicativos do salão, onde existem alguns experimentos de química. Diante da vivência diária nesse ambiente, foi possível perceber uma lacuna no que diz respeito à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência. Com o intuito de tornar o ensino de química mais acessível aos deficientes visuais, o projeto tem o objetivo de desenvolver uma tabela periódica em braile e com comandos de voz para o melhor entendimento do público alvo. A tabela seria implantada no salão de exposições da Seara, a fim de facilitar o acesso a todos os visitantes, juntamente com os demais experimentos interativos do espaço. Conclui-se, portanto, que o projeto deve ampliar o entendimento da tabela periódica aos cegos e os indivíduos com perda de visão severa ou profunda por meio da promoção de métodos que visam uma maior acessibilidade para o público em questão.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Extensão