''CONTINUE A NADAR, CONTINUE A NADAR'': A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO EMOCIONAL E ACADÊMICA DO(A) MONITOR(A) EM VISTA DAS MOTIVAÇÕES PARTICULARES DOS ALUNOS DA DISCIPLINA DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO (FACED/UFC)

Autores

  • Natielly de Almeida Santiago
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

Na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC) existem dois cursos distintos: Pedagogia Diurno/Vespertino e Pedagogia Noturno. Embora o currículo seja espelhado, as especificidades dos públicos de cada curso não podem ser negadas e/ou excluídas durante a observação do desempenho dos alunos de ambos os turnos. Devido a isso, o objetivo deste trabalho é refletir sobre as motivações apresentadas pelos alunos durante a disciplina de Letramento e Alfabetização, nos turnos manhã e noite em 2019, dando ênfase em como tais motivações e especificidades podem interferir nos seus desempenhos em sala de aula. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, com aplicação de entrevistas semi-estruturadas: sete alunos que cursaram no turno da noite (2019.1); e seis que cursaram pela manhã (2019.2). Os referenciais teóricos utilizados foram Tapia e Garcia-Celay (1996), os quais refletem sobre motivações e aprendizagem escolar; Vigotski (1991) com a mediação como a base dos processos psicológicos superiores; e Ros (2002), cuja obra reflete sobre pedagogia e mediação baseadas em Feuerstein. Como resultados, foram encontrados alguns fatores que interferiram na motivação para um melhor desempenho na disciplina: como a mediação da professora e monitora, a flexibilidade com os horários e prazos de entrega, bem como o apoio pedagógico em relação aos conteúdos abordados na disciplina, tanto durante quanto fora do período das aulas. A questão da rotina extraclasse muito exaustiva (trabalho, outras disciplinas, bolsas acadêmicas), assim como casos de ansiedade e outros fatores psicológicos, apareceram recorrentemente como agentes de interferência no empenho dos alunos ao longo do semestre. Diante disso, o monitor aparece como mediador chave na relação aluno-professor, possibilitando tanto superação e auxílio nas dificuldades que atrapalham o desempenho dos alunos, quanto um suporte ao professor, o qual passa a conhecer melhor as necessidades dos alunos

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência