A ABORDAGEM DE EXEMPLOS CLÍNICOS NA MONITORIA DE FISIOLOGIA HUMANA PARA ACADÊMICOS DE MEDICINA

Autores

  • Debora Valenca Maia
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumo

INTRODUÇÃO: No decorrer da disciplina de Fisiologia Humana, atividades de monitoria são realizadas para auxiliar os alunos nas dificuldades ainda existentes após as aulas do módulo, oferecendo um maior suporte a esses estudantes. Considerando que a Fisiologia Humana é a ciência que estuda os mecanismos envolvidos no funcionamento do corpo humano, a introdução de exemplos clínicos para acadêmicos de medicina nas atividades de monitoria de Fisiologia Humana, ofertadas para os dois primeiros semestres do curso, pode ajudar os alunos a terem uma visão precoce simplificada da importância do conhecimento da fisiologia para a prática médica, auxiliando esses estudantes a relacionar possíveis alterações em mecanismos essenciais com quadros patológicos. OBJETIVO: Avaliar a percepção dos acadêmicos de medicina acerca da abordagem de exemplos clínicos relacionados ao conteúdo durante monitoria de Fisiologia Humana. METODOLOGIA: Administração de aula teórica de monitoria com exemplos clínicos relacionados contidos na bibliografia recomendada para o módulo. Posteriormente, obtenção de dados por meio da análise da influência no aprendizado e do interesse dos alunos por intermédio de questionário com questões de múltipla escolha após atividade de monitoria de Fisiologia Renal para os estudantes que estão no 2º semestre do curso de Medicina da UFC. RESULTADOS: 60,8% dos alunos concorda totalmente e 34,7% concorda parcialmente sobre a questão “Gostei da abordagem de exemplos clínicos relacionados o conteúdo.”. Além disso, 47,8% concorda totalmente e 47,8% concorda parcialmente que a abordagem desses exemplos clínicos os ajudou a prestar mais atenção na aula. CONCLUSÃO: Os resultados demonstram que a abordagem de exemplos clínicos durante a atividade de monitoria em Fisiologia Humana é avaliada positivamente pela maioria dos estudantes participantes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência