A ADESÃO DOS ALUNOS E A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA PARA O ÊXITO NOS MÓDULOS DE INTRODUÇÃO À PESQUISA (IP 1 E IP 2)

Autores

  • Georgia Costa Moreira Braga
  • Luan dos Santos Mendes
  • Carla Beatriz Dantas da Silva
  • Andrea Soares Rocha da Silva

Resumo

Introdução: A monitoria dos módulos de IP 1 e IP 2 foi proposta para oferecer suporte aos alunos, que estivessem apresentando dificuldades, a fim de que pudessem atingir os objetivos curriculares. Além disso, sua prática proporciona aos monitores a experiência de iniciação à docência. Todavia, há dificuldade de adesão dos alunos à algumas das atividades propostas na monitoria. Isto demanda dos monitores a utilização de diferentes estratégias de ensino e aprendizagem. Objetivo: Identificar a adesão dos alunos às monitorias e o quanto estas contribuíram para o êxito nos módulos de IP 1 e IP 2. Métodos: Trata-se de um relato de experiência sobre a aplicação de estratégias didáticas para melhorar a adesão dos alunos às atividades de monitoria. Resultados: A amostra foi composta de 46 indivíduos do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, que cursaram o módulo de IP 1 e estão cursando o módulo de IP 2. Ao longo dos semestres de 2019.1 e 2019.2 foram desenvolvidas as seguintes atividades de monitoria: acompanhamento discente na modalidade presencial, acompanhamento discente na modalidade virtual, elaboração de material de apoio, criação de um canal no YouTube, elaboração e editoração de videoaulas e criação de uma sala virtual para a monitoria. Quanto ao impacto das atividades desenvolvidas, observou-se que os alunos de IP 1 de 2019.1 e de IP 2 2019.2 tiveram o melhor desempenho já registrado nos respectivos módulos, desde a sua primeira oferta em 2010; ficando apenas 02 alunos para avaliação final em IP 1 e nenhum aluno para final em IP 2, não havendo nenhuma reprovação em ambas, apenas um caso de abandono por mudança de curso. Conclusão: As estratégias pedagógicas utilizadas na monitoria mostraram-se eficazes e repercutiram positivamente sobre a adesão e o desempenho final dos alunos nos respectivos módulos atendidos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência