A ARTE DO DESAPEGO - A NECESSIDADE DO DISTANCIAMENTO NA ESCRITA DE ROTEIRO

Autores

  • Nathanael Maia Fonteles
  • Sara Beatriz Jales de Santana
  • Marcelo Didimo Souza Vieira

Resumo

Este trabalho relata as experiências observadas durante a monitoria das disciplinas da área de roteiro que foram ministradas no decorrer do ano letivo de 2019. Durante a Oficina de Roteiro os alunos do 1º semestre aprenderam o que é e para que serve um roteiro audiovisual, sendo expostos aos elementos fundamentais que compõem sua narrativa, estrutura e especificidades. Um dos momentos mais importantes da disciplina é a prática de roteirização, onde os alunos experienciam aquilo que aprenderam em sala através da elaboração e criação de um roteiro que seria apresentado como trabalho final da disciplina. Processo que acompanhamos e orientamos. E durante o Ateliê de Realização em Cinema e Audiovisual I os alunos do 4º semestre tiveram que passar por todo o processo de produção de um curta-metragem, do roteiro à montagem, e nós os auxiliamos no início da disciplina durante o processo de roteirização. Uma grande dificuldade encontrada em ambas as disciplinas foi fazer através das orientações com que os alunos tivesse o distanciamento necessário para que aceitassem as críticas e pudessem identificar que elementos realmente eram essenciais para suas história, e assim encontrar o melhor caminho para transpor aquela história para um roteiro. Muitos se mostraram resistentes tanto a serem orientados quanto a acatarem as sugestões dadas. Ao final das disciplinas pudemos ver a inconsistência e as dificuldades de produção dos roteiros que não se dispuseram a ouvir os apontamentos que propomos assim como a evolução daqueles que trabalharam o desapego, ao entenderem que o roteiro também é um documento de produção, a base da grande maioria das produções cinematográficas e que seu método de escrita visa possibilitar que todas as pessoas envolvidas no processo de produção consigam entender e visualizar aquilo que se busca ser mostrado em tela, apontando uma direção artístico-narrativa para se seguir, onde todas as áreas dependem dele para que possam realizar seu trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência