A ASSESSORIA TÉCNICA COMO UM EXERCÍCIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL DO ARQUITETO E URBANISTA: UM ENSAIO A PARTIR DA DISCIPLINA DE PROJETO URBANÍSTICO 03.
Resumo
O presente trabalho é resultado de observações referentes à disciplina de Projeto Urbanístico 03, do curso de Arquitetura e Urbanismo. A disciplina busca compreender dinâmicas e processos sociais materializados na cidade para a futura proposição de planos e projetos urbanísticos com ênfase na questão habitacional e na exclusão territorial. Nesse sentido, como uma forma de repensar práticas sociais, tanto a disciplina quanto a constituição deste debate têm, por objetivo, propor uma abertura de campos disciplinares teóricos e práticos referentes ao exercício da prática profissional do arquiteto e urbanista em cenários de exclusão, de precariedade habitacional e de desigualdades territoriais na cidade de Fortaleza. O debate aqui exposto é resultado de percepções coletivas da graduação e da pós graduação acerca da importância da inclusão da assessoria técnica à comunidades vulneráveis socioespacialmente na universidade como um fazer profissional do arquiteto. A metodologia trabalhada incluiu: aulas expositivas, visando a discussão de conceitos associados ao tema; a realização de leituras complementares; o desenvolvimento de práticas de pesquisa urbana aplicadas tendo as experiências de assessoria técnica já conduzidas como tema; exercícios de levantamentos e visitas às áreas de intervenção para identificar e discutir questões; aulas práticas em atelier, onde os alunos desenvolveram os projetos; e, por fim, painéis com a exposição e discussão dos resultados. O processo de trabalho aconteceu como um campo de experimentações de cenários possíveis de serem vivenciados por futuros profissionais arquitetos. Ficou evidente ao final do curso a clara compreensão por parte dos alunos acerca dos diferentes contextos sociais estudados, tendo em vista os ensaios de vivências profissionais e a demonstração de novos olhares acerca de outras realidades urbanas presentes na cidade, fazendo-os compreender, de forma teórico-reflexiva, a responsabilidade social do arquiteto e urbanista.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.