A AVALIAÇÃO DA AVALIAÇÃO: UM INSTRUMENTO EFICAZ. ANALISANDO QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA.

Autores

  • Dilson Feitoza da Silva
  • Hudson Ernane Alves Dore
  • Jorge Fernando Bessa Pereira
  • Renan Tobias Lopes
  • Ana Carla Holanda de Sena
  • Danielle Abreu Foschetti

Resumo

INTRODUÇÃO: O Módulo de Imunopatologia do curso de Medicina utiliza provas com questões de múltipla escolha, entre outros instrumentos de avaliação do desempenho discente. Contudo, como avaliar se as questões foram bem elaboradas? OBJETIVO: Avaliar se as questões de múltipla escolha das 2ª Provas Parciais de 2018.2 e 2019.1 foram eficazes como instrumentos de avaliação do aprendizado. METODOLOGIA: Utilizamos o Índice de Discriminação (ID), que mostra a capacidade da questão em discernir os alunos de alto e baixo rendimento, e o Índice de Facilidade (IF), que determina o percentual de acerto da questão. Foram criados 2 grupos para cada prova: um com 27% (grupo de alto desempenho-AD) das maiores notas e um com 27% das menores notas (grupo de baixo desempenho-BD). Para o cálculo do ID utilizou-se a fórmula: ID = nAD que acertou a questão – nBD que errou a questão/(Total AD + BD) * 2. Para o cálculo do IF utilizou-se a fórmula: nAD que acertou a questão + nBD que acertou a questão/(Total AD + BD). Questões com ID > 0,15 foram consideradas fracas, ID de 0,15 a 0,24 regulares, ID de 0,25 a 0,34 boas e ID > 0,34 excelentes. Questões com IF < 0,20 foram consideradas muito difíceis, entre 0,20 e 0,40 difíceis, entre 0,41 e 0,59 médias, entre 0,60 e 0,80 fáceis e > 0,80 muito fáceis. Se IF entre 0,20 e 0,40 associado a ID < 0,15, a questão poderia ser anulada. Se IF < 0,20 associado a ID < 0,15, a questão foi anulada. RESULTADOS: As provas continham 20 e 23 questões, respectivamente, sendo que os ID obtidos em 2018.2/2019.1 foram de 35%/35% de questões excelentes, 20%/48% boas e 35%/9% fracas. Os IF obtidos em 2018.2/2019.1 foram de 5%/8% de questões difíceis, 5%/26% médias, 35%/30% fáceis e 55%/35% muito fáceis. CONCLUSÃO: A avaliação das questões de múltipla escolha mostra-se apta para determinar a efetividade do instrumento em avaliar o nível de conhecimento dos alunos e orientar quanto a melhor elaboração da prova de múltipla escolha para o ensino de Imunopatologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência