A COMPREENSÃO DA CONSTRUÇÃO CULTURAL DO CORPO HUMANO NA FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Jean Michel Farias Ferreira Lima
  • Léo Barbosa Nepomuceno
  • Leo Barbosa Nepomuceno

Resumo

Introdução: A discussão sobre o corpo permite um ponto de interseção entre Educação Física e Antropologia. Para a primeira se constitui como um dos principais objetos de estudos para a área. E para a ultima, é uma linha de pesquisa constituída tradicionalmente. Assim, a discussão sobre a construção cultural do corpo humano está presente no conteúdo de ensino dos cursos de Educação Física, demarcando seu papel para a formação de graduandos(das). Objetivo: Identificar a compreensão da construção cultural do corpo humano para a formação de estudantes de Educação Física. Metodologia: O monitor facilita algumas atividades em uma aula sobre a temática: “A Construção Cultural do Corpo Humano”, apresentando o tema aos(as) alunos(as) e discutindo-o coletivamente. Após a atividade, foi aplicado um questionário discursivo sobre a importância do tema para a formação e atuação em Educação Física. Posteriormente, foram analisados 42 questionários através de análise temático-categorial, seguindo o enfoque qualitativo de pesquisa. Resultados: Através da análise dos questionários foi possível destacar as seguintes categorias que nos ajudam a entender a compreensão da construção cultural do corpo para os alunos: 1)Compreensão da Diversidade Cultural; 2)Papel do Professor na Construção Cultural do Corpo; 3)Autoaceitação do Corpo; 4)O Corpo Polissêmico e Transmissor desses Sentidos. Conclusão: A aula e discussão sobre a temática do corpo ajudou a desenvolver nos(as) alunos(as) uma compreensão mais aprofundada sobre as temáticas que cercam conceitualmente a construção cultural do corpo humano, além disso, foi destacado pelos alunos o papel da atuação em Educação Física na formação de indivíduos em uma sociedade, destacando as responsabilidades e deveres que um professor deve assumir para embasar suas intervenções sobre corpos que possuem construções biológicas, psicológicas e socioculturais.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência