A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE RESUMOS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: A EXPERIÊNCIA NO MÓDULO DE INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFC
Resumo
Introdução: A construção de resumos com fins didático-pedagógicos tem sido amplamente utilizada como ferramenta para sistematizar o crescente volume de informações técnico-científicas no meio acadêmico, frente a exiguidade do tempo na realidade dos estudantes. Objetivo: Descrever a construção de resumos como ferramenta de estudo no módulo Indivíduo, Cultura e Sociedade do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Relato de experiência da atividade de iniciação a docência no módulo de Indivíduo, Cultura e Sociedade no período de 2019.1. Foi proposto a construção colaborativa (monitor e alunos) de seis resumos que sistematizaram o conteúdo proposto pelo módulo. Inicialmente foi disponibilizado material impresso atualizado sobre o tema, a seguir, os discentes se dividiram em 14 grupos com 3-4 pessoas, onde sistematizaram os pontos chaves de assuntos previamente definidos, posteriormente o monitor consolidou os 14 resumos criando seis documentos que serviram como guia de estudo. Resultados: Os alunos obtiveram média 9,6 ± 0,8, superior aos anos de 2018 (8,8 ± 1,5) e 2017 (7,9 ± 1,9) em que se utilizou como ferramenta de estudo o uso de dinâmicas de grupo. Conclusões: A utilização de resumos se mostrou um importante auxílio para os alunos do primeiro semestre no curso de fisioterapia, principalmente pela concorrência de tempo para estudos causado por outros módulos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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