A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE RESUMOS COMO FERRAMENTA DE ESTUDO: A EXPERIÊNCIA NO MÓDULO DE INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UFC

Autores

  • Francisco Elisio Barbosa de Oliveira
  • Raimunda Hermelinda Maia Macena

Resumo

Introdução: A construção de resumos com fins didático-pedagógicos tem sido amplamente utilizada como ferramenta para sistematizar o crescente volume de informações técnico-científicas no meio acadêmico, frente a exiguidade do tempo na realidade dos estudantes. Objetivo: Descrever a construção de resumos como ferramenta de estudo no módulo Indivíduo, Cultura e Sociedade do curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. Metodologia: Relato de experiência da atividade de iniciação a docência no módulo de Indivíduo, Cultura e Sociedade no período de 2019.1. Foi proposto a construção colaborativa (monitor e alunos) de seis resumos que sistematizaram o conteúdo proposto pelo módulo. Inicialmente foi disponibilizado material impresso atualizado sobre o tema, a seguir, os discentes se dividiram em 14 grupos com 3-4 pessoas, onde sistematizaram os pontos chaves de assuntos previamente definidos, posteriormente o monitor consolidou os 14 resumos criando seis documentos que serviram como guia de estudo. Resultados: Os alunos obtiveram média 9,6 ± 0,8, superior aos anos de 2018 (8,8 ± 1,5) e 2017 (7,9 ± 1,9) em que se utilizou como ferramenta de estudo o uso de dinâmicas de grupo. Conclusões: A utilização de resumos se mostrou um importante auxílio para os alunos do primeiro semestre no curso de fisioterapia, principalmente pela concorrência de tempo para estudos causado por outros módulos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência