A CONSTRUÇÃO DE MAQUETES NO ESTUDO DOS SISTEMAS MUSCULAR E CARDIOVASCULAR NA DISCIPLINA BASES FISIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumo
Introdução: Por vezes, a fisiologia humana é remetida a uma disciplina difícil, com muitos conteúdos que nem sempre são ensinados de forma prática, interativa e associados à realidade. Diante disso, busca-se a utilização de metodologias que auxiliem o estudo da fisiologia de forma mais simples e real, de maneira que o aluno participe ativamente da construção do aprendizado. Objetivo: Apresentar uma metodologia alternativa para o aprendizado dos sistemas muscular e cardiovascular por meio da construção de estruturas em 3D, estilo maquete. Metodologia: O trabalho foi realizado pelas turmas do 3º semestre do Curso de Educação Física e equivaleu à 2ª nota da disciplina. Para a realização do mesmo, foi disponibilizado um roteiro com informações pertinentes à forma de construção do trabalho, juntamente a um slide contendo algumas imagens de estruturas, como base para a construção. Com isso, foram formadas equipes de 5-6 pessoas, de forma que cada equipe escolheria com qual sistema iria trabalhar (muscular ou cardiovascular). Além da construção da maquete, foi solicitada a gravação de um vídeo abordando uma temática sobre o sistema escolhido, sendo o processo de contração muscular para Sistema Muscular e ciclo cardíaco para Sistema Cardiovascular. No vídeo também deveria conter registros do processo de construção e relatos sobre a experiência do trabalho. Resultados: Por meio de depoimentos, os alunos enfatizaram o desenvolvimento da criatividade, do trabalho colaborativo e o processo de aprendizagem como principais benefícios da atividade. A experiência proporcionou aquisição de conhecimento de forma mais concreta em função da confecção de algo físico a partir do conhecimento teórico, além de demandar pesquisa e estudo para que o processo se efetivasse. Conclusão: A construção de maquetes no processo de ensino-aprendizagem da fisiologia humana mostrou-se um recurso alternativo viável e capaz de proporcionar um aprendizado prático e interativo dos conteúdos da disciplina.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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