A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM ESTUDO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA DISCIPLINA ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Aracy da Silva Mendonca Sousa
  • Wendel Melo Andrade
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO: UM ESTUDO A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA SEQUÊNCIA FEDATHI NA DISCIPLINA ENSINO DE MATEMÁTICA Objetivamos com esse trabalho descrever uma Sessão Didática (SD) sobre o conceito de Número, pautada na metodologia Sequência Fedathi. A metodologia é fundamentada em quatro fases (Tomada de posição, Maturação, solução e prova) e tem como premissa principal a postura do professor e sua mediação em possíveis obstáculos epistemológicos que decorrem em sala de aula. Tomamos como referenciais teóricos os estudos desenvolvidos por Santos (2016, 2018) e Borges Neto (2013). As SD foram realizadas com os alunos da disciplina Ensino de Matemática no semestre 2019.1 do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas analisamos apenas a SD sobre a construção do conceito de número. Como prática metodológica, seguindo os preceitos da Sequência Fedathi, a professora da disciplina sempre lançava situações problemas e a partir das soluções dos alunos levantava questionamentos sobre o conceito de Número, Numeral e Algarismo, proporcionando aos estudantes momentos de reflexões acerca do significado de cada um destes elementos matemáticos. Nessa dinâmica a docente apresentava exemplos e contraexemplos relacionados à temática visando auxiliar os alunos no entendimento da questão, dialogando com suas experiências dentro desse contexto. Durante as SD, percebemos que as atividades realizadas buscaram (re)construir o conceito de “Número”, unidade temática presente na Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática. Uma vez que conhecer esse conceito é fundamental para a compreensão de conceitos matemáticos abordados nos anos iniciais do ensino fundamental. Com base nas observações das sessões didáticas, percebemos que a metodologia Sequência Fedathi contribuiu com a compreensão do conceito de número, pois proporcionou nos alunos uma (re)construção deste conceito a partir das reflexões desencadeadas durante a disciplina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência