A CONSTRUÇÃO DO PSICOLÓGICO FEMININO NAS OBRAS REALISTAS DE: MACHADO DE ASSIS E JÚLIA LOPES DE ALMEIDA

Autores

  • Debora Reche Costa Rodrigues
  • Marcelo Almeida Peloggio

Resumo

Obras narrativas de cunho unicamente feministas, são datadas, em sua maioria, como sendo produções feitas a partir do séc. XX. Momento em que questões relacionadas à igualdade de gênero, classes sociais, leis trabalhistas e a real função da mulher na sociedade, foram trazidas à tona a fim de uma discussão mais precisa e intensa. Contudo, algumas obras anteriores ao período mencionado, já mostravam traços dessa transgressão na sociedade, através da literatura, que mais tarde seria objeto essencial na produção de muitas obras. Nesse sentido, a presente pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de analisar como é construída a imagem feminina das personagens principais no romance realista “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, em paralelo a obra “Memórias de Marta” de Júlia Lopes de Almeida; obras estudadas dentro da disciplina de Literatura Brasileira II. Procurando, sobretudo, problematizar os enfoques que definem certas trajetórias femininas como fora de seu tempo por representarem rupturas com os padrões predominantes de comportamento. Nessa perspectiva, o corpus é constituído por trechos de ambas as obras que permitem verificar duas coisas: 1) o comportamento das personagens principais em meio ao contexto machista e conservador da época em que os romances foram escritos. 2) as divergências na proposta de caráter das personagens femininas desenvolvidas por um escritor do sexo masculino do século XIX em relação a construção da personagem feita por uma autora, no mesmo período de produção. Os resultados comprovam que o discurso das personagens e o modo como elas são representadas durante as narrativas revelam um feminismo possível e de vanguarda, em meio ao quadro machista/patriarcal narrado. Essa imagem transgressora do feminismo, não relacionado diretamente ao estereótipo projetado para as mulheres na conjuntura brasileira do final do século XIX início do século XX, revela como a escrita de ambos autores estava à frente de seu tempo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência