A CONTABILIDADE DE CUSTOS E O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO DA UFC.
Resumo
A disciplina de Contabilidade de Custos, tem como finalidade conscientizar os alunos da importância desses conhecimentos para uma eficiente gestão organizacional. Esse processo inicia com aspectos teóricos relacionados com a contabilidade de custos e vai buscando a sua conexão com a prática no decorrer da disciplina, em especial aos alunos do Curso de Administração. Nesse contexto, esse trabalho teve como objetivo verificar a percepção dos discentes de administração na disciplina de Contabilidade de custos e sua relação com a aplicabilidade no campo profissional. O estudo foi desenvolvido através de uma pesquisa de natureza descritiva realizada majoritariamente com alunos do curso de Administração da Universidade Federal do Ceará, onde buscou, a partir da percepção dos discentes quais os conceitos, exemplos ou situações trabalhadas em sala de aula que são encontradas no mercado de trabalho, em especial, no processo de gestão empresarial. A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019 e contou com a participação de estudantes que cursaram a disciplina de contabilidade de custos em semestres distintos. Para isso, foi aplicado um questionário de forma presencial e também disponibilizado um formulário do Google Drive a ser preenchido online, para obter um feedback dos estudantes que passaram ou estão passando pela disciplina, em relação a aplicabilidade do que foi trabalhado em sala de aula. Trabalhar com custos e casos práticos, possibilita uma previsão de cenários, os quais serão possivelmente vivenciados no mercado de trabalho. Esses resultados ajudarão a compreender a percepção dos discentes quanto aos conteúdos ministrados e sua aplicabilidade no campo profissional, bem como identificar as metodologias de ensino que estão contribuindo com um melhor desempenho da disciplina e poder comparar turmas, inclusive quando tem docentes diferentes.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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