A CONTRIBUIÇÃO DA MONITORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA DISCENTES INGRESSOS DO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS

Autores

  • Andrew Noronha de Araujo
  • José Monteiro Melo
  • Mara Franklin Bonates

Resumo

O profissional formado em Sistemas e Mídias Digitais possui um amplo leque de possibilidades, tendo como um dos principais direcionamentos, o desenvolvimento de sistemas multimídias, que abarca desde sistemas de computadores até jogos digitais. As disciplinas, obrigatórias, de Programação I e Programação II, respectivamente, do primeiro e segundo semestre do curso, compõem a base para a construção do conhecimento dos discentes para posterior aplicação nessas áreas tecnológicas, buscando qualificá-los a resolver problemas a partir da criação de algoritmos e sua implementação em uma linguagem de programação. Durante a disciplina, como meio de fixação do conteúdo visto em sala de aula, os alunos recebem periodicamente listas de exercícios. Compete aos monitores auxiliar, juntamente com o docente, aqueles que procuram por esclarecimentos de dúvidas tanto em relação ao conteúdo visto previamente, quanto à resolução de uma lista específica. O atendimento aos que procuram a monitoria pode acontecer de forma presencial ou virtual, via redes sociais ou serviços de e-mail. Além das demais atividades que integram a disciplina, como as avaliações, os alunos devem produzir, em equipes, um jogo eletrônico. Através da produção desse jogo, os estudantes podem perceber, na prática, o caráter interdisciplinar do curso. Durante o processo de produção, cabe aos monitores ajudar a sanar problemas relativos à lógica de programação para jogos ou especificidades do software utilizado. Tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2019, houve um bom engajamento dos alunos no que se refere às oficinas e aos acompanhamentos realizados pelos monitores, notando-se uma maior produtividade dos discentes nas aulas dedicadas ao desenvolvimento do jogo eletrônico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência