A CRIAÇÃO DO “LABORATÓRIO DE ESTUDOS DE VIBRATO PARA ESTUDANTES DE VIOLONCELO” DENTRO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PRÁTICA DE CONJUNTO DE CORDAS E ENSINO COLETIVO
Resumo
O “Laboratório de Estudo de Vibrato para Estudantes de Violoncelo” teve como objetivo principal pesquisar e desenvolver metodologias de ensino do vibrato para os alunos de violoncelo matriculados nas disciplinas vinculadas ao Projeto de Iniciação à Docência “Prática de Conjunto de Cordas Friccionadas e Ensino Coletivo”. O vibrato é um aspecto técnico e expressivo muito importante para os violoncelistas, essa técnica consiste na oscilação da nota executada no instrumento. O laboratório foi criado porque os alunos de violoncelo estavam interessados em aprender esta técnica específica e alguns já tentavam executá-la sem nenhuma instrução, o que estava levando muitos deles a reprodução incorreta dos movimentos. Dessa forma, o laboratório surgiu para sanar dúvidas e praticar coletivamente exercícios retirados das obras que se debruçam sobre este importante conteúdo da técnica do violoncelo. Os encontros foram realizados semanalmente, tendo como fundamentação teórica autores como SAZER (1995), DOUNIS (1955), PLEETH (1983) e TORTELIER (1992) que, ao abordarem a técnica de vibrato em suas metodologias, visam o relaxamento completo do braço, tendo sua atuação ativa na execução do vibrato, a mão como instrumento passivo de tal execução e a conscientização sonora de diversos tipos de vibrato. Almeja-se que este trabalho auxilie nas pesquisas, estudos e artigos sobre metodologias de ensino do vibrato para estudantes de violoncelo iniciantes e intermediários.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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