A DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA, UMA DISCIPLINA É O SUFICIENTE?
Resumo
A dança é um dos conteúdos da Educação Física que pouco são contemplados no ambiente acadêmico. Em contraponto a isso, no segundo semestre do curso de Educação Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), tanto no Bacharelado quanto na Licenciatura, a disciplina de Dança compõe o currículo obrigatório, sendo ministrada pelo professor Dr. Marcos Campos. O principal objetivo de existir tal disciplina não é o de ensinar os acadêmicos a dançar, como a maioria dos alunos imagina; mas sim o de passar noções básicas de dança. Por exemplo, a concepção coreográfica envolvendo elementos como figuras, níveis e pesos; os métodos pedagógicos para o ensino da dança, como a dança historiada, e uma aula voltada ao ensino da dança para pessoas com deficiência. A fim de entender se esse processo cumpre seus objetivos, foi enviado um formulário eletrônico aos alunos da turma de Bacharelado do semestre 2019.1. A pergunta discursiva visava analisar a percepção dos alunos perante o questionamento central deste trabalho: “você se sente preparado para ministrar o conteúdo da dança após a disciplina? ”. A maioria salientou sentir-se mais preparada depois de cursar a disciplina pela forma como a mesma foi conduzida, aumentando o repertório coreográfico; chamando atenção para componentes adicionais como o ambiente, a iluminação e o figurino. Ainda assim, alguns alunos disseram que apesar da disciplina ter proporcionado bastante conhecimento e experiências, não se sentirem confortáveis para trabalhar com esse conteúdo por pouca afinidade e prática. Dito isso, é notório que a disciplina supriu a demanda da maioria dos alunos. O curso também conta com o suporte de disciplinas optativas que podem auxiliar no complemento da formação daqueles que sentirem-se inseguros em relação à vivência na dança, como a Prática de Dança, já ofertada pelo mesmo professor, proporcionando um maior contato com a parte prática desse conteúdo para os alunos que sentirem essa necessidade ou interesse.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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