A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PAPEL DA AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • Ligia Pereira Foeppel
  • Bernadete de Souza Porto

Resumo

A avaliação é um dos elementos do processo de ensino, sendo básico para a discussão sobre o planejamento e o enfrentamento das questões centrais da Didática: teoria e prática; conteúdo e forma; professor e aluno. Ela é, sobretudo, uma importante ferramenta para a orientação dos processos de aprendizagem. No entanto, percebe-se que ainda há grande dificuldade de avaliar na escolarização, geralmente assume caráter restrito aos exames escolares. Rara é a experiência de se utilizar a avaliação como aliada do processo de ensino, percebemos que como elemento didático é transformada em “bicho-papão” para os estudantes. Há ainda professores que a utilizam restritamente para a certificação (GATTI, 2003) ou como seleção de indivíduos. De acordo com Luckesi (2014), as notas costumam ser utilizadas como forma de poder e não como acompanhamento do desenvolvimento dos alunos. Do mesmo modo, Zabala (1998, p. 197) afirma que muitas das dificuldades escolares advém de “uma tradição escolar, cuja função básica foi seletiva e propedêutica”. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a importância da disciplina de Didática na constituição de compreensões e práticas de avaliação como orientação de processos, licenciandos. Neste sentido, foi aplicado, no semestre 2019.2, um questionário com os alunos matriculados na turma de Didática I, com o intuito de identificar suas visões sobre a avaliação e como estes de sentem ao realizá-las, visto que a história de vida e suas crenças sobre a avaliação podem influenciar suas práticas em sala de aula. Devido à relevância do tema na formação de possíveis futuros professores, as questões suscitarão reflexões dos alunos sobre o tema e indicações da compreensão sobre o processo de avaliação. Possibilitará também perceber as possibilidades da disciplina de Didática enquanto elemento integrador e formador, capaz de analisar a importância da transformação das práticas escolares e na formação de novas habilidades e atitudes.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência