A DIVERSIDADE CELULAR COMO INSTRUMENTO FACILITADOR EM AULA PRÁTICA LABORATORIAL DE PAREDE CELULAR
Resumo
O conteúdo de biologia celular oferece como grande desafio o fato de se tratar de um assunto complexo, o que torna difícil para o professor encontrar meios de suavizar a dificuldade enfrentada pelo aluno em compreendê-lo. A aula prática aumenta sensivelmente o grau de retenção do conteúdo pelo aluno ao exigir o uso de vários sentidos e também uma proatividade desse estudante, que torna-se ator no seu aprendizado no lugar de mero expectador. Nesse trabalho, foi aplicado um questionário a 37 alunos do primeiro semestre do curso de Biotecnologia com perguntas gerais sobre parede celular, inclusive sobre como ela se apresenta nos grandes grupos de seres vivos, bem como questionando a necessidade de uma aula prática acerca do assunto. Do total, 64,86% não souberam caracterizar a parede celular de fungos, enquanto 72,97% não souberam o mesmo para a de bactérias, e 95,6% afirmaram que gostariam de ter uma aula prática sobre o tema. Com base nesse resultado, pensou-se em uma aula prática de parede celular a ser realizada na disciplina de Biologia Celular, ministrada para nove cursos da UFC. Na aula prática desenvolvida, a ser ministrada após a aula teórica que já é dada sobre o tema, inicialmente serão dadas explicações gerais sobre a parede celular e suas particularidades nos grandes grupos de seres vivos. Depois os alunos receberão kits, portando cada um quatro lâminas permanentes: uma de bactérias (evidenciando a coloração de Gram), uma de fungos filamentosos, outra de caule de gramínea (evidenciando xilema e floema) e outra de tecido conjuntivo animal. Os alunos deverão observar cada lâmina ao microscópio óptico e fazer desenhos esquemáticos de cada uma, destacando o papel da matriz extracelular no tecido animal, com algumas funções similares a parede celular, ausente em Animalia. Com essa proposta então espera-se atender às necessidades dos alunos melhor e aprimorar a forma como a biologia celular é abordada nas aulas práticas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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