A EXPERIMENTAÇÃO PRÁTICA EM MODELAGEM PARAMÉTRICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO

Autores

  • Mateus da Silva Soares
  • Roberto Cesar Cavalcante Vieira

Resumo

Ao longo dos anos as ferramentas digitais vêm sendo bastante utilizadas no meio da construção civil. Com as tecnologias de modelagem paramétrica cada vez mais avançando e se popularizando se fez necessário que essas ferramentas fossem introduzidas nos currículos dos cursos de graduação de arquitetura. Perante o exposto, foi feito um estudo em 2018 para compreender qual a eficácia do ensino das ferramentas de modelagem paramétrica e a importância da atividade prática dentro de sala de aula para um maior entendimento da necessidade do ensino desse novo método de projetar. Com o estudo verificou-se que os alunos que puderam acompanhar um experimento prático do grupo LED do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design em modelagem paramétrica tiveram maior motivação e compreensão da disciplina de Espaço de Forma II, tanto ofertada no curso de Design como no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, quando comparados aos alunos que não tiveram esse experimento como exemplo. Diante disso, há a ideia de trazer a experimentação prática em modelagem paramétrica como exercício da disciplina de espaço e forma II, para que os alunos possam, a partir de uma aula em canteiro experimental, absorver melhor o que foi aprendido em aula. Foi proposto, então, um banco jardim como produto, projetado com as ferramentas de modelagem paramétrica que servisse ao Centro Acadêmico como objeto de intervenção além de garantir um melhor aprendizado das turmas da disciplina de Espaço de Forma II.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência