A EXPERIÊNCIA COM A MONITORIA NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Resumo
A disciplina de Introdução às Ciências Sociais Aplicadas tem por objetivo desenvolver a formação dos alunos recém-iniciados no curso de Ciências Econômicas da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará. Nesse componente curricular se busca explicar conceitos e ideias necessários para a semestres posteriores e formação dos futuros economistas. A base dessas mesmas ideias advém dos clássicos da Sociologia, como Marx, Weber e Durkheim. O estímulo pela aprendizagem se dá pelas curiosidades individuais de cada aluno para entender as complexidades de nossa sociedade. O presente trabalho se propõe a apresentar à comunidade acadêmica as atividades realizadas durante os semestres 2019.1 e 2019.2. Além disso, objetiva mostrar a função que nós bolsistas, remunerado e voluntário, exercemos no dia a dia onde identificamos desafios e experiências ao longo de, quase, um ano de vínculo com o programa de iniciação à docência. A apresentação será desenvolvida de forma qualitativa, aplicando relatos de funções vivenciadas na monitoria, nas turmas matutinas e noturnas. Mostraremos também, as palestras que foram usadas para entender melhor a profissão como economista na prática, focando na inovação do mercado de trabalho, desta forma, mostrando como as transformações sociológicas advindas pós revolução industrial impactam sociedade contemporânea como um todo.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.