A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA UTILIZANDO O PORTAL 2 COMO RECURSO DIDÁTICO: NOVAS METODOLOGIAS NO ENSINO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO (AEC)

Autores

  • Daianny Silva Fernandes
  • Maria Gabriela Cardoso Lira
  • Roberto Soares Pessoa Neto
  • Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu

Resumo

A disciplina AEC tem, tradicionalmente, se utilizado de animais para demonstração de princípios básicos em atividades práticas. Assim, é possível ao aluno obter manejo necessário para posterior trabalho de pesquisa na área e aprendizagem pelo contato direto com situações que facilitam a compreensão dos conceitos discutidos em sala de aula. Recentemente, tem se pensado novas formas de propiciar benefícios similares a partir de outras metodologias. Desse modo, o jogo de ação/puzzle Portal 2 apresenta-se como um recurso para a consecução desse objetivo, visto o potencial de manipulação e controle de seus elementos, se assemelhando, por seu caráter de manipulação, a um ambiente de laboratório. O método de ensino, facilitado durante as atividades de monitoria, consistiu na criação de salas no jogo pelos monitores, dispondo seus elementos de modo a simular princípios comportamentais como a modelagem. Assim, era esperado que os alunos, divididos em trios, pudessem se colocar, alternadamente, em posição de experimentadores e de sujeitos experimentais, fazendo as observações/anotações necessárias e vivenciando na contingência aquilo que estavam estudando. Num segundo momento, os alunos precisaram criar as salas, com o intuito que estes aprendessem a planejar um experimento, sendo os monitores responsáveis por jogar as salas criadas e sugerir alterações necessárias. Como resultados, temos que de acordo com os critérios avaliativos da disciplina- a elaboração de relatórios- os objetivos foram concluídos com sucesso, haja vista que a maioria dos alunos demonstraram domínio teórico e uma boa articulação prática dos conceitos que precisaram compreender para a aprovação. Conclui-se, portanto, que o Portal 2 é uma metodologia adequada para o ensino de AEC. Ainda que inicialmente tenha sido desafiador se desvincular da prática com animais e se adequar ao recurso tecnológico, é notável um bom rendimento dos participantes e engajamento pelo caráter lúdico do recurso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência