A FACULDADE NA PALMA DA MÃO
Resumo
116 anos desde a criação da Faculdade de Direito (criada em 21 de fevereiro de 1903). Desde então o mundo passou por diversas transformações tecnológicas até chegar à Era Digital. No entanto, o curso de Direito não acompanhou esses avanços. De fato, a única ferramenta digital existente para aproximar aluno e professor fora do ambiente acadêmico é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, ainda muito subutilizado e limitado. Em verdade, a principal dificuldade, ou "ultrapassidade" dessa ferramenta é a necessidade de fazer um login acessando o sítio eletrônico em um navegador de internet. Decerto, um dos fatores em comum dos aplicativos mais utilizados no mundo é o fato de que basta realizar o download em um aparelho smartphone, apenas selecionando o ícone do aplicativo para o utilizar. Com base nisso, foi proposto aos alunos dos semestres 2018.1 a 2019.2 a utilização do sistema Google Classroom como meio não apenas de comunicação entre alunos e professor, mas também como ferramenta para aplicação de trabalhos, testes e troca de informações. A escolha desse sistema se deu ao fato de ter semelhanças no seu modo de uso com outros aplicativos famosos, bastante que o aluno realize o download em um aparelho smartphone e se conecte à turma criada pelo professor. Assim, o presente trabalho tem como objetivo demonstrar a necessidade da criação e utilização de novas ferramentas digitais no processo pedagógico. Para se avaliar a recepção do Classroom e sua preferência face ao SIGAA, como metodologia foi utilizado um questionário, no qual participaram 42 alunos dos 4 semestres citado, sendo que apenas um (correspondente a 2,4%) considerou o SIGAA como ferramenta mais acessível, e 81% assinalaram que outros professores deveriam utilizar o Classroom. Dais dados, relacionados a outros obtidos com as respostas ao questionário levam à conclusão da necessidade de se adotar novas ferramentas digitais que possam ser utilizadas no processo pedagógico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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