A FORMAÇÃO DE GRUPO DE ESTUDOS COLABORA COM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE BASES FISIOLÓGICAS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Francisco Kassio Menezes da Silva
  • Mateus Chaves Lessa de Castro
  • Alicia Maria de Souza Rocha
  • Luciana Catunda Brito

Resumo

Introdução: A Fisiologia Humana é uma ciência que estuda as funções de um organismo vivo com ênfase no entendimento dos mecanismos e processos envolvidos. Em função disso, é possível que ocorra resistência por parte dos alunos ao processo de ensino e aprendizagem, gerando assim a necessidade de proposições que viabilizem a aproximação do conteúdo com aspectos do cotidiano Objetivo: Avaliar a relação entre as notas da primeira prova com os alunos que estavam presentes ou não nos grupos de estudos da disciplina de bases fisiológicas do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Federal do Ceará. Métodos: Foi criado um grupo de estudos com o propósito de reforçar o entendimento de conteúdos ministrados em sala de aula pelo Professor da disciplina, que acontecia uma vez por semana no Instituto de Educação Física e Esportes, totalizando assim 5 encontros. Apenas 7 alunos compareceram aos cinco encontros. Foi avaliado o rendimento de 38 alunos, de ambos os sexos e com uma idade média de 20 ± 4,10 anos. Resultados: No que diz respeito ao rendimento dos alunos na primeira avaliação escrita, a média das notas da avaliação parcial dos alunos que compareceram ao grupo de estudo foi 8,4 ± 0,8, de forma que 90% obtiveram uma nota igual ou superior a 8. No entanto, os discentes que não estiveram presentes na intervenção, obtiveram um valor médio na primeira prova de 6,9 ± 1,5, de maneira que apenas 38% conseguiram uma nota igual ou superior a 8. Conclusão: Podemos concluir que a intervenção extraclasse colaborou positivamente com o processo de ensino e aprendizagem uma vez que a mesma reforça os conteúdos abordados em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência