A GEOGRAFIA CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ: EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM HÉLDER
Resumo
Este trabalho apresenta as experiências vivenciadas no ambiente escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Hélder Câmara que consiste na execução do projeto intitulado “Geografia Cultural do Estado do Ceará a partir das Regiões de Planejamento”, o projeto teve como público-alvo as turmas de nonos anos da referida instituição escolar. A aplicabilidade do projeto se deu por parte dos discentes do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto visa apresentar aos estudantes a importância da Geografia Cultural do Estado em que vivemos, partindo de pesquisas referentes às paisagens naturais e o contexto de ocupação territorial cearense. A priori, foram feitas duas intervenções sobre a Geografia Física e Humana do Ceará, posteriormente ocorreu a divisão da turma a partir das quatorze regiões de planejamento do Ceará elaboradas pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE). Para o melhor engajamento por parte dos alunos da educação básica, foram elaboradas pelos bolsistas do PIBID, monitorias com as equipes de estudantes para analisar como estavam as pesquisas relacionadas à proposta do projeto supracitado. Como forma de aproximar os estudantes com a Geografia Cultural foi realizada ainda uma visita ao MAUC/UFC na exposição do mestre Espedito Seleiro. Como resultados da sistematização das pesquisas realizadas pelos estudantes, os mesmos realizaram apresentações acerca dos aspectos culturais cearenses, como por exemplo, culinária, mestres da cultura, danças e literatura das regiões de planejamento do Ceará. Diante do exposto, foi possível concluir que os fatores geográficos influenciam veementemente na produção da geografia cultural por parte do corpo discente quando este é incentivado a exercer o papel de protagonista do processo de ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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