A GEOGRAFIA DO NORDESTE E DO CEARÁ: CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES

Autores

  • Davi Diniz Siilva Marcelino
  • Flavio Rodrigues do Nascimento

Resumo

A disciplina de Geografia do Nordeste e do Ceará é do 7° semestre do curso de Geografia. Trata-se de uma disciplina de síntese e compilação, na revisão e aprofundamento, sobretudo, de conteúdo da linha de Geografia Física. E tem como objetivo geral: Sistematiza e avaliar metodologias com produtos de sínteses de domínios paisagísticos do Brasil, com o Nordeste e Ceará, relacionando sociedade x natureza, apontando possibilidade de usos de paisagens, territórios e impactos ambientais emergentes, tanto na formação territorial das regiões e espaços analisados, desde o Brasil Colônia até a contemporaneidade. Nesse contexto, a importância de viabilizar a compreensão e discussão de rico conteúdo e diverso, é indispensável ao entendimento da Geografia, e em especial, da Geografia Física do Nordeste e do Ceará. Para tanto, buscou-se a utilização comparativa de diversas classificações, que abordassem diversas características da região analisada, como: relevo, clima, vegetação, geologia, geomorfologia, assim como os impactos da produção do espaço na formação social; e o papel do Nordeste na formação do país. Após os trabalhos em sala de aula - com produção textual proposta em modelo elaborado pelo professor e discutido com o monitor -, foram exibidos filmes falando sobre temas ambientais no Nordeste e Ceará, por equipes de estudantes, seguidos de debates; sem esquecer-se das aulas expositivas com seus tópicos centrais igualmente trabalhados: Domínios de natureza do Brasil e diversidade de macro-paisagens no Nordeste e no Ceará; Biomas do Brasil e do Nordeste, e sistemas Ambientais do Brasil e do Nordeste. Outro método utilizado foi a participação dos alunos por meio de atividades que gerassem reflexões acerca da diversidade nordestino-ambiental (física e humana), assim como auxiliasse no processo de compreensão das diferentes formas de classificação do território e suas funções.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência