A GEOGRAFIA E OS PROCEDIMENTOS DE ENSINO NA PERSPECTIVA DO CONSTRUTIVISMO CRÍTICO.
Resumo
Este trabalho é resultado das práticas de ensino desenvolvidas na disciplina Geografia e Ensino II, do 6ºsemestre, curso Geografia/Licenciatura. O objetivo foi analisar o estudo de sequências didáticas e referências didático-pedagógicas para planejar as aulas de Geografia na educação básica. A metodologia consistiu na leitura de textos-base Libâneo (1994) e Cavalcanti,(2012); discussão em sala de aula acerca dos textos e posterior construção das sequências didáticas pelas equipes, que deveriam incluir um jogo pedagógico (com manual) em uma concepção de construtivismo crítico do ensino de Geografia. Cada equipe (4 no total) organizou uma sequência didática (2 a 4 aulas) e criou um jogo pedagógico. O plano deveria contemplar os passos da sequência (Introdução da matéria, tratamento didático, consolidação, aplicação e avaliação). A proposição da atividade resultou na produção de variados jogos pedagógicos atrelados a diversos conteúdos. Foram produzidos materiais como quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, jogos da memória e quiz com cartas. A proposta desta atividade juntamente aos licenciandos em Geografia foi necessária como reflexão acerca do planejamento e da necessidade de interligar coerentemente e a partir de uma intencionalidade as metodologias no tratamento de um determinado conteúdo e ao exercitar a criatividade dos futuros professores para produção de materiais lúdicos para o ensino de Geografia. A prática de ensino também possibilitou a superação das aulas de Geografia fragmentadas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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