A GESTÃO COMO FONTE DE CUMPRIMENTO DE DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS

Autores

  • Francisco Samuel Freitas Silva
  • Cristiane Aquino de Souza

Resumo

• Introdução A compreensão do real papel do Direito ocorre no âmbito da sociedade. É de suma importância identificar, tabular e compreender como as ações organizacionais estruturadas impactam diretamente no cumprimento do Direito, seja a fim de promover uma justa divisão de recursos, como papel macro do Estado ou de maneira a criar uma pequena organização dentro dos mais diversos setores - como para a garantia do cumprimento de direitos e garantias fundamentais expressos constitucionalmente.(MORAES, 2003). • Objetivos O direito e suas formas de aplicação são essenciais para garantir os direitos e deveres dos indivíduos. Em se tratando do cumprimento do dever de cada sistema para a sociedade, as empresas, independentemente de seu gênero, devem garantir um papel benéfico e efetivo tanto para seus colaboradores quanto para a sociedade (POMER, 1997). Dentro do próprio contexto organizacional, podemos destacar a importância de se estudar e compreender as organizações não só em uma perspectiva funcional de papel e valor externo, mas de vivência e estudo de parâmetros internos. Diante disso, percebermos que a constituição das corporações é permeada por questões normalmente ignoradas, como os conflitos entre necessidades coletivas e individuais (REED, 2006). Assim, faz-se necessário compreender como, de fato, as empresas se estruturam de modo intra organizacional, e como contribuem para o bom desenvolvimento da sociedade. • Métodos Para o desenvolvimento do trabalho proposto, foi elaborado junto à professora um roteiro para a estruturação de um Projeto Teórico-Prático (modelo de trabalho acadêmico onde é utilizada a base teórica adquirida pelo período para a descrição de um objeto-fato). • Resultados Ao longo das apresentações, observou-se um satisfatório desempenho das atividades necessárias para o desenvolvimento do trabalho proposto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência