A IMPLEMENTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO COMPLEMENTO IMPORTANTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA BIOQUÍMICA CLÍNICA II

Autores

  • Leticia Sales Pereira
  • Thiara Vanessa Barbosa da Silva
  • Elias da Silva Santos
  • Tiago Lima Sampaio
  • Maria Goretti Rodrigues de Queiroz

Resumo

A participação dos alunos nas atividades de classe é considerada um pré-requisito para um melhor desempenho acadêmico. Nesse contexto, o ensino da Bioquímica Clínica, em sua completude teoria e prática, pode ser facilitado com o uso de metodologias ativas que modificam a natureza da aprendizagem, ao mesmo tempo em que aprimoram as habilidades individuais dos alunos, promovendo maior envolvimento com a turma em prol da construção do conhecimento. Este trabalho tem por objetivo fornecer aos alunos da disciplina um complemento no processo de ensino, fomentando nos alunos a importância do estudo prévio do conteúdo, bem como as vantagens de se trabalhar em equipe. A fim de consolidar o aprendizado depois das aulas expositivas, foi proposta à turma a metodologia do Team Based Learning (TBL). Inicialmente os alunos receberam um questionário de revisão múltipla-escolha e um texto com o resumo geral do conteúdo, tendo que estudar previamente e marcar o gabarito suas respostas. Em uma data pré-estabelecida, os alunos compareceram a uma atividade em grupo com auxílio dos monitores. Os alunos foram divididos em quintetos para discutirem as respostas e chegarem a um consenso. Por fim, passados quinze minutos e após ter o gabarito dos grupos, as dúvidas restantes foram discutidas com toda a turma. Com essa metodologia, espera-se tornar o processo de aprendizagem mais atrativo e participativo, bem como eficaz pela aquisição de conhecimentos reais e não apenas em ganho de nota na disciplina. Ademais, o que se observa é que a aprendizagem em equipes permite aos estudantes transpor barreiras relacionadas à timidez, linguagem, familiaridade com o conteúdo e conflito de gerações com os professores; uma vez que os monitores e colegas de turma apresentam linguagem adaptada, maior identificação e empatia, além de dúvidas em comum.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência