A IMPORTANCIA DO MÉTODO AUTOBIOGRÁFICO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS (A) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Erasmo Dantas da Silva Fernandes
  • Ronaldo de Sousa Almeida

Resumo

O presente trabalho busca analisar a importância do método autobiográfico na formação de professores(as), na Universidade Federal do Ceará. Tomamos como referência as atividades realizadas na disciplina Autobiografia e Educação, ofertada em caráter optativo na Faculdade de Educação, para estudantes da Pedagogia e demais licenciaturas. A pesquisa de caráter qualitativa, se utilizou de observações sistemáticas das aulas, conversas informais com os estudardes, e planejamento das atividades como parte do processo de monitoria na disciplina. O referencial teórico se baseia nos seguintes autores: NEVES (2010); RICOVER (2007); IVANO (2015); VASCONCELOS (2000); BOSI (1999); LIMA (2007); SOUZA (2006); SILVA (2017); BRAGANÇA (2011), GENNEP (2011). Nas discussões realizadas em sala, a autobiografia é tratada como método de investigação e análise no campo da história social e educacional. As atividades de caráter teórico e prático vivenciadas pelos estudantes oportunizam uma releitura dos percursos trilhados até aquele momento bem como um repensar das práticas docentes. Podemos afirmar, com base nesta pesquisa, que o método autobiográfico, explicitado no componente curricular Autobiografia e Educação, contribui de forma significativa, com a articulação dos conteúdos ministrados ao longo da formação de futuros professores. Possibilita também uma prática concreta e autônoma na formação, a partir da reflexão de si, da criticidade e da construção do autoconhecimento, necessários ao exercício da docência.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência