A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O ESTUDANTE DE MEDICINA

Autores

  • Sofia Leite Correia Lima
  • John Christ Costa de Carvalho
  • Igor Studart de Lucena Feitosa
  • Gabrielle Lima Feitosa
  • Francisco Ursino da Silva Neto

Resumo

Introdução: O módulo de Bioética e Cidadania (Ética-da-vida ou Aionética) do 5º semestre (S5) do curso da Faculdade de Medicina da UFC (Famed) propõe um projeto pedagógico inovador de humanização dos discentes por meio das várias linguagens da arte e da partilha das experiências de vida. Objetivo: Este trabalho pesquisa a relação entre a experiência de vida do(a) estudante de medicina com a arte em geral antes do seu ingresso no curso e a sua percepção se houve alguma mudança ou interferência decorrente da exigência de formação da matriz técnica do currículo médico. Metodologia: Um questionário foi aplicado aos discentes do S5 do ano de 2019 da Famed que voluntariamente o responderam. As respostas constituíram a base de uma avaliação qualitativa, juntamente com a leitura de artigos científicos relacionados ao tema. Resultados principais: as várias linguagens de arte vivenciadas no módulo de bioética atestam que 73,3% dos estudantes concordaram total ou parcialmente que a sua percepção do curso de Medicina foi alterada após interagir com uma obra de arte, e 100% concordaram total ou parcialmente que a sua percepção do curso de Medicina foi alterada após serem expostos às experiências de vida de seus colegas e de outros profissionais da área da saúde. Conclusão: a arte e o compartilhamento de experiências de vida de fato influenciam na formação do estudante, na sua maneira de desenvolver o curso e, futuramente, na sua conduta profissional. Essa influência, tanto intelectual quanto emocional, associada ao estudo da Bioética como Ética-da-Vida ou Aionética é um instrumento fundamental para o projeto de humanização da Medicina.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência