A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO DE PROFESSORES CONVIDADOS NAS AULAS DE PSICOLOGIA SOCIAL

Autores

  • Guilherme Jose Sousa Saraiva
  • Ana Beatriz Bezerra Figueiredo Lima
  • Nícolas Gonçalves de Queiroz
  • Aluisio Ferreira de Lima

Resumo

Sabendo que há uma quantidade considerável de áreas da Psicologia Social que diferem entre si, como no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina, e que cada uma tem suas particularidades, este trabalho propõe apresentar a perspectiva de um monitor da disciplina de Teorias e Práticas em Psicologia Social acerca da importância da valorização do lugar de fala de especialistas em diferentes áreas da psicologia e a necessidade de que haja essa contribuição na formação dos estudantes do curso de psicologia. Assim, diante do amplo campo da psicologia social e do fato de que apenas um professor não conseguir abarcar um conhecimento profundo sobre todas as áreas, observa-se a necessidade de que diferentes pesquisadores tenham, cada um, momentos onde possam expor pormenorizadamente suas respectivas áreas de estudo, bem como suas áreas de atuação. Essa implicação pôde ser notada através da análise das diferenças metodológicas de ensino entre cada semestre e seus efeitos no aprendizado dos estudantes. Dessa forma, se trata de possibilitar a fala de alguém que possua especialização e que possa representar sua respectiva área do conhecimento. Portanto, a participação de professores de diferentes áreas nas aulas de psicologia social contribui para que haja maior arcabouço teórico para criticidade dos alunos e reconhecimento de estudiosos nas mais diversas áreas presentes no Departamento de Psicologia da UFC.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência