A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Autores

  • Vitor Araujo e Silva
  • Joeline Rodrigues de Sousa

Resumo

Enquanto seres humanos, apresentamos a dimensão que nenhuma outra criatura do planeta possui: a dimensão social. Contudo, não nascemos com esse “lado” humano pronto. Nós começamos a construí-lo a partir do momento em que nascemos e que somos inseridos na sociedade, quando entramos em contato, através da educação, com tudo que foi produzido pelos homens ao longo dos anos, inclusive o conhecimento. O que muitas vezes não temos ciência é que todos os feitos que nos tornam, de fato, sociais, surgiram a partir do processo do trabalho e é nesse ponto que é essencial que todos nós, especialmente os educadores em formação, entendamos seu papel e sua importância como fundante do ser social, como ele nos levou para além do mundo natural e como tornou fulcral a educação no nosso processo de formação. Por isso, foram escolhidos como objetivos deste trabalho: verificar se, ao longo do percurso da disciplina de Sociologia II, os alunos puderam compreender esse aspecto relacionado ao trabalho; e perceber como o entendimento disso afetou a concepção de educação e formação que eles possuem. Quanto à metodologia, para apreender as informações necessárias para se atingir os objetivos, foram analisadas as produções escritas dos discentes, como avaliações e resumos, para averiguar o que eles aprenderam; e, para fundamentar esta pesquisa bibliográfica, foram utilizados referenciais metodológicos como Lessa e Tonet (2008) e Ponce (2007). Após a análise, pôde-se constatar que os resultados apontaram que os alunos apresentaram sim uma compreensão acerca da importância do trabalho para o homem, de como esse processo contribuiu para que a humanidade chegasse à complexidade atual e da relação entre trabalho e educação, firmada historicamente. Com isso, conclui-se que um dos objetivos da disciplina foi realmente alcançado: o de promover nos alunos o entendimento do sentido ontológico do trabalho como protótipo de transformação da realidade histórico-concreta, da práxis, assim como da natureza.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência