A IMPORTÂNCIA DA DOCUMENTAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE OCLUSÃO

Autores

  • Lais Sousa Santos
  • Maísa Queiroz Monteiro da Silva
  • Camila de Oliveira Lôbo
  • Rômulo Rocha Regis
  • Raniel Fernandes Peixoto
  • Livia Maria Sales Pinto

Resumo

A documentação de casos clínicos é amplamente utilizada na área odontológica e em outras áreas da saúde com o intuito de difundir a conduta clínica tomada para diferentes situações. A disciplina de Oclusão do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebe pacientes com queixas de dor ou distúrbios orofaciais para atendimentos clínicos realizados pelos alunos da disciplina, onde a prática da documentação clínica é realizada. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da documentação de casos clínicos como forma de participação ativa dos alunos no processo de ensino-aprendizagem e a formação de um banco de dados para futuro uso e estudo. Na prática clínica os alunos são divididos em duplas e cada dupla atende um paciente por vez, preenchendo a ficha clínica com dados cadastrais e informações que sejam relevantes para o diagnóstico e estudo da disfunção temporomandibular apresentada pelo paciente. As informações contidas na ficha relacionam-se com o conteúdo ministrado em aula, tornando a documentação uma forma de revisar a temática abordada. Essa documentação é importante para a formação do banco de dados clínico que será utilizado nos semestres seguintes como fonte de estudo e discussão em aulas teóricas e em atividades de aprendizagem baseada em problemas. Nesse contexto o monitor torna-se responsável por tirar dúvidas em relação aos casos clínicos e ao preenchimento das fichas clínicas durante o atendimento. Por conseguinte, documentação de casos clínicos na Disciplina de Oclusão é importante tanto para que haja a participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem, quanto para o enriquecimento do banco de dados da Faculdade de Odontologia, com enfoque nos casos de Dor Orofacial.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência