A IMPORTÂNCIA DA EXPERIÊNCIA OBTIDA NA MONITORIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA
Resumo
Esse trabalho visa relatar a experiência de iniciação à docência no PID. O Programa de Iniciação a Docência (PID) tem como objetivo contribuir com a atuação do aluno nos componentes curriculares sob a orientação de um professor orientador, que estimula o seu interesse pela carreira de docente e auxilia no seu processo de ensino e aprendizagem. O trabalho teve como objetivo relatar a experiência da estudante-bolsista voluntária PID para mostrar sua importância, expor os benefícios para a formação acadêmica além das dificuldades encontradas no caminho. A inserção nas disciplinas do projeto se deu de forma gradual e sistematizada, a partir de reuniões com a professora orientadora e demais bolsistas. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa, numa perspectiva etnográfica. Utilizamos como instrumentos de pesquisa os diários de campo e observações das aulas. As disciplinas possuem uma dinâmica integrativa, colaborativa, que estimulam a participação constante dos estudantes, com aplicação de atividades em grupos, círculos dialógicos, utilização de múltiplas linguagens, debates críticos. Foi possível identificar que as turmas possuem interações bem diferentes e que reagem também de modo bem adverso às atividades propostas. No percurso, a professora teve que refazer os caminhos propostos para atender às demandas das turmas e, ao mesmo tempo, potencializar a participação da maioria. Na disciplina do noturno, o cansaço, a falta de leitura dos textos, a falta de pontualidade e assiduidade, prejudicam o desenvolvimento das aulas. Já na turma do diurno, é possível perceber um maior envolvimento e interação entre os estudantes e maior índice de leitura dos textos e, consequentemente, participação nas aulas. Concluímos que a inserção na monitoria nos coloca frente a frente com os desafios da docÊncia. Ao mesmo tempo, nos possibilita compreender a complexidade do ato de ensinar, bem como dos diferentes caminhos que o docente tem que percorrer para um bom ensino.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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