A IMPORTÂNCIA DA GRAMÁTICA PARA A APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NOS NÍVEIS INICIAIS

Autores

  • Jose Leonardo Costa Filho
  • Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza E Souza

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trazer ao conhecimento da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, por meio de um relato de experiência, as vivências e percepções obtidas durante o período vigente da monitoria do projeto “Semestres Iniciais de Língua Espanhola”, no que diz respeito ao uso da Gramática como ferramenta de aperfeiçoamento no processo de apoio à formação dos profissionais iniciantes do curso de Licenciatura em Letras Língua Espanhola. Baseando-se no contexto educacional vigente em nosso país e considerando o avanço dos estudos relacionados às propostas e sequências didáticas, bem como, o advento das Metodologias que inserem novas estratégias de abordagem em sala de aula, muito se discute acerca do uso da Gramática na estruturação desses processos, tal como propõe CANALE (1980), ao conceber a competência comunicativa pela divisão de quatro subcompetências: a gramatical, a sociolinguística, a discursiva e a estratégica. Aqui, considerou-se a primeira, a qual GARGALLO (2004) define como domínio do código linguístico nos níveis fonético, fonológico, ortográfico, morfossintático, lexical e semântico. Durante o período em que o projeto foi desenvolvido, no ano de 2019, realizaram-se análises, por meio de documentários preenchidos em uma plataforma digital, nos quais os estudantes avaliaram a proposta metodológica abordada nos encontros ministrados pelo monitor que se encarregou do trabalho com os aspectos gramaticais e, ainda, responderam à perguntas que se concentram em identificar quais os pontos positivos e negativos de adotar-se o uso da Gramática em um curso de apoio à uma disciplina de língua estrangeira. Os resultados obtidos revelam que a Gramática ainda é um dos principais meios pelos quais um indivíduo pode basear-se para adquirir uma língua estrangeira.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência