A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Francisco Lima Gadelha Junior
  • Rafael da Silva Castro
  • Samantha Eufrásio Rocha
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

A disciplina de Cartografia Digital é um componente obrigatório no currículo do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Ceará, sendo ofertada no segundo semestre da graduação. Por seu caráter teórico-prático, é contemplada pelo programa de monitoria acadêmica, o que demonstra a suma importância do papel do monitor como suporte para o êxito das atividades realizadas ao longo do semestre, auxiliando os alunos e, ao mesmo tempo, pondo em prática os conhecimentos por ele apreendidos. O presente trabalho tem como objetivo relatar experiência como monitor, dando destaque em como essa vivência contribuiu na minha formação como Geógrafo. Durante a disciplina são realizadas atividades práticas que incluem vetorização de carta hipsométrica, confecção de layout de mapas, levantamento de coordenadas cartográficas em campo e produção de memorial e plantas cadastrais. As ferramentas usadas são softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como ArcGIS, além o uso de aparelhos GPS. Nesses mais de dois anos na função de monitor, é inegável que esta função foi crucial na minha formação. Através dela, me foi possibilitado desenvolver habilidades em geoprocessamento, carreira essa vislumbrada por mim na área. Além desses aspectos práticos, o contato com os alunos, a contribuição nos horários das aulas e fora delas, as atividades extras realizadas, como minicursos de layout, bem como o suporte do professor-orientador, impactaram positivamente na minha permanência no curso, aumentando ainda mais meu interesse na área. Em síntese, assume-se que a atuação como monitor de Cartografia Digital teve um papel fundamental na minha trajetória, o que mostra a importância das atividades de monitoria para a formação não só do bacharel em Geografia, mas como de todos os alunos que passam por esse programa.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência