A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NA DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA DIGITAL NA FORMAÇÃO DO BACHAREL EM GEOGRAFIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A disciplina de Cartografia Digital é um componente obrigatório no currículo do curso de Bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Ceará, sendo ofertada no segundo semestre da graduação. Por seu caráter teórico-prático, é contemplada pelo programa de monitoria acadêmica, o que demonstra a suma importância do papel do monitor como suporte para o êxito das atividades realizadas ao longo do semestre, auxiliando os alunos e, ao mesmo tempo, pondo em prática os conhecimentos por ele apreendidos. O presente trabalho tem como objetivo relatar experiência como monitor, dando destaque em como essa vivência contribuiu na minha formação como Geógrafo. Durante a disciplina são realizadas atividades práticas que incluem vetorização de carta hipsométrica, confecção de layout de mapas, levantamento de coordenadas cartográficas em campo e produção de memorial e plantas cadastrais. As ferramentas usadas são softwares de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) como ArcGIS, além o uso de aparelhos GPS. Nesses mais de dois anos na função de monitor, é inegável que esta função foi crucial na minha formação. Através dela, me foi possibilitado desenvolver habilidades em geoprocessamento, carreira essa vislumbrada por mim na área. Além desses aspectos práticos, o contato com os alunos, a contribuição nos horários das aulas e fora delas, as atividades extras realizadas, como minicursos de layout, bem como o suporte do professor-orientador, impactaram positivamente na minha permanência no curso, aumentando ainda mais meu interesse na área. Em síntese, assume-se que a atuação como monitor de Cartografia Digital teve um papel fundamental na minha trajetória, o que mostra a importância das atividades de monitoria para a formação não só do bacharel em Geografia, mas como de todos os alunos que passam por esse programa.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.