A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA NAS DISCIPLINAS DE OCEANOGRAFIA GEOLÓGICA II E RECURSOS MINERAIS DO MAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Camille Nogueira Augusto
  • Isaías Farias da Câmara
  • Lidriana de Souza Pinheiro

Resumo

A atividade de monitoria é uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades intrínsecas à prática docente, sendo consolidada através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas. Dito isso, o objetivo deste trabalho é relatar as ações realizadas por meio da monitoria nas disciplinas de Oceanografia geológica II e Recursos minerais do mar em 2019, sob a óptica dos dois monitores. Foram analisados dois momentos específicos: As aulas práticas de recursos minerais do mar e o acompanhamento dos discentes na disciplina de Oceanografia Geológica II . A disciplina de recursos minerais do mar é uma disciplina optativa ofertada anualmente ao curso de oceanografia, onde são abordadas atividades práticas como o auxílio da ferramenta denominada de Surfer. As práticas são realizadas em computadores e, por isso, a presença do monitor é essencial para auxiliar o docente na demanda que, por vezes, ultrapassa a quantidade de 15 alunos. Dentre as ações da disciplina, houve um estudo de caso sobre a dragagem de uma região, com o intuito de aproximar os graduandos com a demanda do mercado de trabalho. A disciplina de oceanografia geológica II, por outro lado, é componente curricular obrigatório do curso de Oceanografia sendo ofertada no segundo semestre, sendo de extrema importância para a formação do aluno, uma vez que os conteúdos abordados são essenciais para o curso. Nessa disciplina, se acompanhou um aluno autista, que têm como área temática favorita a da geologia dentro da Oceanografia. Foram realizadas atividades diferenciadas com esse aluno, visando seu melhor entendimento da disciplina, além do acompanhamento na realização da apresentação de um artigo sobre um tema escolhido pelo mesmo. Dessa forma, a função do monitor é de suma importância no sentido de auxiliar a prática discente, por meio de uma didática horizontal, facilitando o aprendizado do monitor e alunos e, inclusive, entre os monitores.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência